Santa Maria da Torre – Amares

Posted: 8 Junho, 2003 in Portugal

Já tem Símbolos Heráldicos

Manuel Araújo

No dia 22 de Junho de 2003 teve lugar a apresentação pública do Brasão Heráldico da Junta de Freguesia de Santa Maria da Torre.

Por deliberação da Assembleia de Freguesia de Santa Maria da Torre, de Junho de 2000, nos termos da Lei nº 53/91, de 17 de Agosto, foi estabelecido, sob proposta autárquica, a constituição dos símbolos heráldicos da mesma, que, de harmonia com o parecer da Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, emitido em 12 de Julho de 2002, determinou que o símbolo seria constituído da seguinte forma:

Brasão Escudo — azul, torre de prata aberta e iluminada de vermelho, com sino de ouro, entre duas rodas de azenha ouro, com suas pás de prata. Coroa mural de prata, de três torres, Listel branco com legenda a negro: TORRE – AMARES.

Bandeira – amarela, cordão de ouro e azul. Haste e lança de ouro.

Selo – nos termos da Lei, com a legenda “Junta de Freguesia TORRE – AMARES”

Apresentação publica dos símbolos heráldicos

A Junta de Freguesia de Santa Maria da Torre tem sede no bairro de Sta. Maria, num edifício moderno, construido de raiz e inaugurado em 2001, custou 35 mil contos.

Neste edifício, além das funções administrativas inerentes ao funcionamento da autarquia, são ainda ministrados vários cursos, nomeadamente, bordados e costura.

Existe ainda, um jardim infantil e um auditório, que é utilizado frequentemente em manifestações culturais.

A Junta de Freguesia Sta. Maria da Torre tem actividades diversas, dando apoio à população, social, cultural e desportivo.

A Freguesia tem uma área que ronda os dois Km2 e tem 530 habitantes dos quais 410 são eleitores com direito a voto.

A principal actividade da Freguesia é a agricultura, algum comércio e também pequenas indústrias.

A Junta de Freguesia de Santa Maria da Torre tem actualmente um executivo, que é composto por 3 eleitos pelo PSD, liderados po José Gama. A Assembleia de Freguesia tem 5 eleitos também PSD. O PS é representado por 2 elementos.

Assim, na tarde de ontem, 22 de Junho, surgiu no Largo da Junta, pela primeira vez ao público, a bandeira e o brasão da Junta de Freguesia de Santa Maria da Torre. A bandeira foi hasteada pelo Dr. Francisco Morais, perante uma larga multidão, assim como várias individualidades, entre elas, o Presidente da Câmara de Amares sr. José Barbosa.

Foram vários os discursos, que a multidão atenta, ali testemunhou, mesmo debaixo de um calor sofocante, o hastear da bandeira com o símbolo heráldico daquela Junta.

Nem mesmo o calor impediu que a banda de música de Sta. Maria de Bouro, a Fanfarra da Cruz Vermelha de Amares e o rancho folclórico de Sta. Maria da Torre, actuassem perante a multidão que participou activamente na festa. Uma nota para o facto, de o Rancho Folclórico de Sta. Maria da Torre, após muitos anos de inactividade, regressar agora rejuvenescido e com novos elementos.

Foi ponto de honra da Junta, que o dia não terminasse sem mais nem menos, foram vários os petiscos que estiveram à disposição de todos aqueles que se juntaram e testemunharam a apresentação pública do símbolo heráldico da Junta de Freguesia de Santa Maria da Torre.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s