Nova vaga de emigrações

Posted: 2 Fevereiro, 2007 in Portugal

Suiça e Espanha são os destinos de trabalho dos emigrantes portugueses. Nos últimos cinco anos foram 40 mil os que optaram por trabalhar naqueles dois países europeus

Miguel Viana (Correio do Minho)

Cerca de 190 mil, portugueses estão a trabalhar na Suiça, dos quais cerca de 20 mil emigraram no ano passado.

Os números foram avançados ontem,em conferência de imprensa, pela Federação Nacional dos Sindicatos da Construção Civil (FNSC), Jorge Diniz, Coordenador da Federação, fala mesmo num “novo fluxo de emigrações para a Suiça, mesmo sem contrato nem direitos.”

A situação está a preocupar os sindicatos do sector, razão pela qual a FNSC vai assinar um acordo com a UNIA, a maior central sindical suiça, equivalente à CGTP-Intersindical.

O acordo vai permitir que os trabalhadores portugueses que tenham como destino a Suiça, possam ter os mesmos direitos dos trabalhadores suiços.

Por outro lado, quem tiver trabalhado temporariamente na Suiça e tenha regressado a Portugal, pode receber formação, de modo a evoluir de escalão profissional.

Construção civil, hotelaria, restauração limpeza e jardinagem são os sectores mais procurados pelos emigrantes portugueses que escolhem trabalhar na Suiça.

Além da Suiça, a Espanha, principalmente a Galiza, é outro dos destinos de trabalho dos portugueses.
 Ao todo, são mais de 70 mil, os portugueses que se encontram a laborar em Espanha.
 Muitos deles, diz José Maria Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Distrito de Braga,(STCCDB) “vão todos os dias para a Galiza em carrinhas sem condições.”
 Uma situação que José Maria Ferreira considera que devia ser fiscalizada pelas autoridades portuguesas e espanholas, “que normalmente só mandam parar os autocarros”.

A maior parte dos emigrantes são naturais dos concelhos do interior do distrito de Braga, como Terras de Bouro e Cabeceiras.

Comentários
  1. Helder manuel da silva de jesus diz:

    eu gostaria de saber mais sobre estes trabalhos

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s