MUNICÍPIO PROTOCOLA EXECUÇÃO DE SUB-PROJECTOS DO “BRAGADIGITAL”

Posted: 5 Julho, 2007 in Ambiente, Braga, Desporto, e-Commerce, Espectáculo, Internet, Liberdade, Minho, Política, Portugal

Acto público acontece esta quinta-feira, 5 de Julho

A Câmara Municipal de Braga formaliza esta quinta-feira (5 de Julho, 11h00, Paços do Concelho) os protocolos de execução de quatro sub-projectos inclusos no programa “BragaDigital” agora homologado pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Os sub-projectos em causa têm como executoras entidades externas ao Município, o que justifica a subscrição destes protocolos com a Associação Industrial do Minho, “Agere – Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, EM”, “Transportes Urbanos de Braga, EM” e “Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA”.


Recorde-se que o projecto “BragaDigital” ora homologado corresponde a um investimento da ordem dos 12 milhões de euros e integra 16 sub-projectos, parte dos quais tem o Município de Braga como executor directo.
Dos restantes, cujo protocolo de execução é agora subscrito pelas partes, destaca-se o “Balcão Digital de Águas e Ambiente”, em execução pela empresa “Agere, EM” e que tem por objectivo «melhorar a gestão ambiental e do meio hídrico, optimizando o abastecimento de água e a drenagem de águas residuais através da participação do cidadão na recolha e publicação de informação web e geo-referenciada».
Em execução e com data prevista de conclusão para Abril de 2008 encontra-se também o sub-projecto “SIM Empresas” (960 000€), da responsabilidade da Associação Industrial do Minho. O sistema de informação a desenvolver neste âmbito propõe-se disponibilizar um directório de empresas geo-referenciado, com a respectiva bolsa de produtos e serviços, conteúdos relativos à dinâmica empresarial, nas áreas da economia, formação e emprego, qualidade, internacionalização, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Pretende ainda disponibilizar um conjunto de serviços on-line, de apoio ao dia-a-dia empresarial, destacando-se a criação de uma ferramenta de promoção e divulgação de oportunidades de negócio.
À empresa municipal dos “Transportes Urbanos de Braga, EM” compete a promoção do “Sistema de Exploração de Transportes Urbanos” (820 000€), já adjudicado provisoriamente e com um prazo de execução de oito meses. Consiste na implementação de um “Sistema de Ajuda à Exploração e Informação” que permita a disponibilização em tempo real de informação dos diversos parâmetros da frota da transportadora, tanto aos cidadãos como aos gestores de rede, nomeadamente horários e trajectos de veículos. Localização, alterações extraordinárias, velocidade, médias e outras informações que permitam uma melhoria de gestão da frota de veículos dos TUB e dos serviços de informação permanente aos utilizadores dos transportes, são outras das intenções.
A “Telemetria dos Ecopontos” (990 000€) é outro sub-projecto adjudicado provisoriamente e que decorre sob a responsabilidade da “Braval – Valorização e Tratamento de Resíduos de Braga, SA”. Tem por objecto solucionar muitas das debilidades existentes na actual gestão do sistema de recolha de ecopontos. Com a sua implementação será possível determinar as quantidades depositadas em cada ponto de forma mais pormenorizada, podendo determinar-se os totais de deposição em ecopontos por freguesia e mesmo por contentor. Esta informação permite uma gestão mais eficaz da recolha, bem como a avaliação da necessidade de novos equipamentos em determinadas zonas dos concelhos que a “Braval, SA” abrange. A informação em tempo real permite elaborar rotas eficientes, evitando desperdício de tempo e recursos em deslocações a ecopontos que ainda não se encontram cheios, ou por outro lado, evita a existência de ecopontos já cheios, sendo os resíduos depositados fora do contentor, de forma inestética e com reclamações por parte dos munícipes.
Uma segunda componente deste sub-projecto consiste na implementação da solução “Business Intelligence”, que permite uma melhor articulação entre a empresa e os seus colaboradores, clientes, fornecedores, accionistas, através da disponibilização no sítio institucional de informações várias, como contas-correntes, recepção e envio de orçamentos, estado da autorização de cada cliente, mapa de férias, mapas de faltas, totais de resíduos recepcionados no aterro, recolhidos selectivamente, triados, enviados para reciclagem, ecopontos instalados e sua localização, entre outros.

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