A SIC deu exposição e importância – a meu ver, mal – a 26 páginas não assinadas encimadas pelo timbre da Polícia Judiciária, em que se levant a vam suspeitas sobre algumas pessoas e se faziam acusações graves a outras, sem apresentar a mínima prova de qualquer das alegações.

Os autores do pseudo-documento anónimo – que os jornalistas baptizaram de Apito Encarnado, adaptando a expressão utilizada pela primeira vez por Pinto da Costa na recente entrevista à SIC Notícias – intitulavam-se funcionários da Polícia Judiciária apenas interessados na descoberta da verdade. E depois descreviam, em linguagem brejeira, uma série de situações que reduziam a descoberta da verdade à tentativa de desacreditar o processo Apito Dourado e de eleger Luís Filipe Vieira como a única figura menos própria no mundo dos dirigentes dos clubes de futebol.

Estranhamente, a Direcção da Polícia Judiciária ainda não se pronunciou sobre um documento escrito que conhece e sabe estar na posse da SIC desde a manhã de quarta-feira, dia 15. Era importante que o fizesse. E que esclarecesse se as folhas timbradas são mesmo da PJ, o u apenas uma falsificação.

Em ambos os casos, o documento assume uma gravidade que ultrapassa em muito o folclore das guerras futebolísticas. Se foi escrito por gente da PJ, em autêntico papel timbrado da PJ, é um sintoma muito preocupante da capacidade que os clubes de futebol têm de penetrar sectores da nossa sociedade que deveriam estar acima das lutas pouco claras que os clubes travam longe dos relvados de jogo. Se é uma falsificação, utilizando o nome da PJ, é um crime grave que mostra que as lutas da bola se travam cada vez mais sem quartel. Um crime que exige castigo exemplar de quem o cometeu e quem o inspirou.

Paulo Camacho
Jornal da Noite (SIC)

PS: Para que conste, não sou adepto do Benfica, nem do FC Porto. Sou do Sporting – e mais simpatizante do que adepto.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s