Paulo Praça o “DISCO DE CABECEIRA” e as Playlists…

Posted: 17 Agosto, 2007 in Brasil, CD, Cid, fotografia, Internet, Jornalismo, Justiça, Liberdade, Música, Minho, Opinião, Paulo Praça, Póvoa de Varzim, Poesia, Portugal, Radio, SIC, Social, Torrent, UHF, Vila do Conde

 

São muitos que não conhecem certamente o Paulo Praça, é natural, eu também não o conhecia, até ao momento que o meu amigo “Zé do Olhares”, um grande fotógrafo, me deu a escutar o tema (Diz) A Verdade. Gostei, mas não vou afirmar que a música, está bem ou mal elaborada, ou se é tecnicamente perfeita, porque não tenho formação musical. Mas, posso afirmar que gostei da letra e da música e é pena, que as nossas rádios e televisão públicas, pagos com o nosso dinheiro, desprezem quem trabalha e faz coisas bonitas e na minha humilde opinião, bem feitas, como é o caso do DISCO DE CABECEIRA.

Mas não é só o Paulo Praça, que tem dificuldades na divulgação dos seus trabalhos. Também autores consagrados travam uma já longa batalha contra as “castradoras e famigeradas Playlists”. Manuel Freire, Fausto, Janita Salomé, Vitorino, Pedro Barroso e tantos outros, são algumas das “vítimas”, que se insugem contra as rádios e televisões estatais, acusando-as de “fazerem o frete” a alguns “amigos”. Só esses passam na rádio e televisão e os artistas que produzem música de qualidade em Portugal e que mereciam mais respeito, são votados ao “esquecimento” total.

Para remediar esta injusta situação, a ERC reuniu já, com representantes de Associações do sector e nesse encontro “foi feita a apresentação prévia de um software dedicado”, que a ERC pretende utilizar para fiscalizar as músicas efectivamente emitidas. Será já no mês de Outubro, que terá início a “verificação do cumprimento das quotas”.

Na actual fase de preparação da entrada em funcionamento deste modelo de verificação, a ERC regista a “colaboração dos operadores Rádio Cidade, Rádio Renascença e RDP e tem desenvolvido contactos junto dos fornecedores de aplicações informáticas das rádios locais, no sentido de os sensibilizar para a necessidade de serem feitas adaptações nos respectivos sistemas, de forma a responderem às exigências da Lei”.

Gostaria de acreditar, que um dia a “censura” e a “ditadura” actual das “playlists”, será definitivamente abolida. Algo está já a ser feito, mas eu sou como o São Tomé… ver para crer.

 

Manuel Araújo

……………………………………………………………………………………………….

PAULO PRAÇA – “DISCO DE CABECEIRA”

“Disco de Cabeceira” é um trabalho de cuidado com o sentir e o cantar português. Inteiramente composto com letras do poeta Valter Hugo Mãe (à excepção de uma parceria com Ana Deus), este é um registo para nos acompanhar longo tempo, fielmente, com o gosto que se dá a um livro que mantemos entusiasticamente para leitura cuidada.

Entre o romantismo delicado e o rock divertido e enérgico, a paleta deste trabalho cumpre com frescura um atractivo e moderno momento. Num espectro abrangente, onde encontramos verdadeiros hinos, como “À Força da Nossa Voz” ou ?Sempre a começar?, canções de amor, como “(Diz) A Verdade” e “Espero que você parta o seu coração” também, ou o pop irónico de “Jack, O Estripador” e “A virgindade da Isabel”, Disco de Cabeceira é composto por doze temas que dificilmente passarão despercebidos do grande público.

A estreia a solo do músico vilacondense Paulo Praça faz-se no seu tempo de maturidade estética e no auge das suas capacidades interpretativas.
Após um já longo percurso como elemento fundador dos Turbo Junkie, Grace ou Plaza, ou como convidado em projectos de renome, como é o caso dos GNR, Paulo Praça aposta no seu peculiar modo de compôr e cantar em português, assumindo uma desenvoltura muito nova, alcançando um pop-rock ágil e seguro que certamente marcará muita gente.

 

:: Escute

Clique para ouvir 01 Não Te Quero Faltar
Clique para ouvir 02 As Moças À Janela
Clique para ouvir 03 (Diz) A Verdade
Clique para ouvir 04 A Virgindade Da Patrícia
Clique para ouvir 05 Jack O Estripador
  06 À Força Da Nossa Voz
  07 Sempre A Começar
  08 A Virgindade Da Isabel
  09 Espero Que Você Parta O Seu Coração Também
  10 Os Nomes Sem Coisas Dentro
  11 Guerra Ao Coração
  12 A Princesa Que Não Quis Ser Salva

 

In: http://www.cdgo.com

Clique para ver o vídeo “Disco de Cabeceira”

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s