Programação Setembro


Exposições temporárias
6 a 28 de Setembro de 2007

Escultura
Carlos Costa

Natural de Freamunde, este artista plástico profissionalizou-se no Ensino Secundário pela Faculdade de Psicologia Ciências Educação da Universidade do Porto, tendo frequentado, além da Faculdade de Belas Artes da mesma academia, o curso de “Design de Mobiliário” da APIMA. Exerce a docência na vila da Lixa (Felgueiras), tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian de 1991 a 1995. Comissariou várias exposições e tem desenvolvido significativo trabalho nas artes plásticas, designadamente na ilustração.

6 a 28 de Setembro

Pintura “Intuição e Natureza”
Teresa Cardoso

Conferências

26 Setembro, 21h30

“A utopia: uma leitura actual”
Organizada pela Fundação Cultural Bracara Augusta, regista a participação de Joaquim Machado (Universidade do Minho) e Paulo Ferreira da Cunha (Faculdade de Direito da Universidade do Porto). É moderada por Clara Calheiros (Escola de Direito da Universidade do Minho).

Ateliês e outras acções

7 e 14 Setembro – 10h00

“Remendar histórias”
Lara Gonçalves

A actividade, destinada a crianças dos 7 aos 9 anos, prevê a recriação e manipulação de diferentes histórias que fazem parte do imaginário infantil. Os “pequenos contadores de histórias” vão apresentar uma nova versão, um novo desfecho, assim como, uma nova caracterização dos seus heróis. Sessões com a duração de 90 minutos, para as quais é necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.

10 Setembro – 15h00

Teatro

“A Casinha de Chocolate”
Texto adaptado por Bruno Amarante, esta peça de teatro é apresentada pelo grupo “Magma”, de que é coordenador Filipe Simões. Regista a participação de Bruno Amarante, Maria Pereira, Johanna Viana, Maria Eduarda, Inês Montês e Cristina Silva.
Sinopse: Era uma vez dois irmãos, Hansel e Gretel, que viviam com o seu pai e a cruel madrasta. Então a sua esposa decidiu levar as crianças para o bosque e abandoná-los. Mas as crianças ouviram a conversa e já tinham um plano para poderem regressar à casa. No dia seguinte, Hansel foi deixando cair migalhas de pão pelo caminho esperando voltar pelo caminho marcado. Mas, a cruel madrasta descobre o plano e rouba as pedras do caminho. Hansel e Gretel deram consigo perdidos no meio da floresta e cheios de fome. Caminharam, até que encontraram uma casinha feita de chocolate e guloseimas. Mas o que não sabiam era que aquela casa tinha dono…
(Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977).

12 Setembro – 15h00

“Historiolândia”
Tânia Ramôa
Palavra a palavra, frase a frase, parágrafo a parágrafo…podemos contar histórias e proporcionar aos mais novos momentos de aprendizagem ligada ao lazer. Assim, passo a passo, criaremos uma nova geração de leitores, que verão nos livros uma forma lúdica de passar os seus tempos livres, aprendendo sempre mais e desenvolvendo o sentido de originalidade. Porque a nossa sociedade precisa de ideias novas para caminhar energicamente. Quem sabe se o segredo para o conseguir não é contar uma história? Vamos tentar?

Sessão dirigida a crianças dos 6 aos 9 anos, com a duração de cerca de 60 minutos. Necessária marcação prévia pelo telefone 253 205 977.

Actividades permanentes

Todas as terças-feiras – 15h00

“Alfabetização emocional: sessão de sensibilização para crianças”
Judite Zamith
Intenta-se exercitar emoções positivas, mediante jogos, autênticos truques psicológicos. Para crianças a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

Todas as quintas-feiras – 15h00

“Contar, recontar e inventar … Histórias da tradição”
José Machado
Procura-se contar histórias para satisfazer o prazer de as ouvir e a vontade de conversar sobre elas e a fantasia de as transportar para outros lugares e para outros tempos, também para outras pessoas, quem sabe se para nós próprios e para os lugares em que vivemos.
Acredita-se que a palavra das histórias é sempre de fiar, porque nos consola o tempo e nos aguça a curiosidade. Para crianças a frequentar o 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico.

Cinema

Crianças e Jovens
Exibições de produções cinematográficas para o público infantil e juvenil, ao longo do mês. Destina a grupos e implica a marcação prévia.

Cinema
Seniores
Última terça-feira do mês – 15h00

Uma sessão de cinema para o público sénior.

Hora de Conto
Seniores
Primeira quinta-feira de cada mês – 15h00

“As histórias já cá estão”
José Machado

A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, uma parceria da Câmara Municipal de Braga com a Universidade do Minho, pratica até 16 de Setembro o designado “horário de verão”: 9h30/18h00

Mais informação:
Tel. 253 205 970
http://www.blcs.pt

Blogged with Flock

—————-
Now playing: Vangelis – Eternal Alexander
via FoxyTunes

Comentários
  1. Marta diz:

    Eu amo uma pessoa e deixo este comentario para que as pessoas saibam que o amor pode ser negro mas e ele que me ajuda quando tenho pesadelos.
    Aparece nos meus sonhos cor-de-rosa e deixa com que a vida se torne em sonhos que necessito.
    Mas a realidade também é feita e o nosso mundo não é um sonho nem a nossa vida um pesadelo precisamos de vivê-la para que a vida não seja apenas um sonho porque não é vivê-la conhecê-la até.
    Deixo esta mensagem porque na biblioteca cada livro que queira cada livro que sonhe são os livros dos sonhos cheios de poesia e de histórias de encantar.
    Esses são os livros mais felizes que podemos recordar eu que tenho 9 anos sonho que um dia serei uma princesa num palácio de cristal .
    Não sei se será realizado mas acredito que serei uma princesa linda num palácio com vestidos de cetim a chorar de felicidade.
    Um dia eu serei sei que sim mas só um dia saberei se crescer com o meu sonho

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s