Centro de Novas Oportunidades da AIMinho entrega 50 computadores

Posted: 5 Setembro, 2007 in Portugal

 

 

CNO da AIMinho entrega 50 computadores

A AIMinho entregou, no passado sábado, 50 computadores aos adultos inscritos no CNO. A sessão contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, que defendeu a importância de uma aposta constante na qualificação.

“A aprendizagem é um desafio permanente”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, durante a sessão pública decorrida este sábado na AIMinho, no âmbito do programa e-Oportunidades do Governo. Neste evento, foram entregues 27 diplomas de certificação e 50 computadores com ligação à internet de banda larga aos adultos inscritos no Centro de Novas Oportunidades da AIMinho.

O secretário de Estado felicitou todos os presentes pelo bom exemplo dado e pela mensagem transmitida de não conformismo. A constante requalificação é, na sua opinião, essencial ao sucesso na sociedade actual e representa também o maior desafio do país.

“As novas oportunidades para cada um de nós são também novas oportunidades para o país”, afirmou Mário Vieira de Carvalho. Por esta razão, relembrou, a qualificação é uma questão de primeira linha para o QREN, que destina a esta área uma verba 11% mais elevada que no ano anterior.

A actuação do Governo divide-se por duas áreas de intervenção: o reconhecimento e validação de competências para os activos que já estão no mercado e a qualificação escolar e profissional dos jovens. Segundo o director do CNO da AIMinho, Nuno Martins, “os CNO são a porta de entrada para todo este sistema”.

O CNO da AIMinho foi um dos primeiros a ser criados e completa agora seis anos de actividade. Ao longo da sua existência já certificou um total de 1079 adultos e conta com 451 inscrições para a certificação do 12º ano de escolaridade, que tem arranca já este mês. Recentemente, estabeleceu protocolos de parceria com 26 empresas da região, que representam um universo de aproximadamente 12 a 13 mil postos de trabalho.

A sessão contou ainda com a presença do governador civil, Fernando Moniz, e com o testemunho de Domingos Freitas, certificado pelo CNO da AIMinho. Segundo revelou na sua intervenção, Domingos Freitas sente-se mais confiante e apto a entrar no mercado de trabalho após a obtenção do seu diploma e tem como objectivo continuar os estudos. “Já estou inscrito na certificação do 12º ano, para depois poder prosseguir para o ensino superior”, confessou.

Esta sessão, enquadrou-se numa acção a nível nacional que decorreu simultaneamente em 18 distritos do país. De acordo com o Plano Tecnológico foi negociada a criação de um Fundo (constituído por verbas dos operadores móveis, ao abrigo das contrapartidas das licenças UMTS), que irá garantir a mais de meio milhão de portugueses, de forma faseada, não só o acesso a um computador, mas também o acesso à Internet.

Fonte: http://www.aiminho.pt

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s