Suíça – Lista C vence com 75% e acusa a S.E.C.P.

Posted: 21 Abril, 2008 in Educação, Geral, Jornalismo, Justiça, Liberdade, Movimento, Opinião, Parte Social, Política, Politik, Porttuguesa, Portugal, Suíça, Trabalho, Zurique

Os conselheiros eleitos acusam a Secretaria de Estado das Comunidades portuguesas de “não saber cumprir com as suas responsabilidades” e de terem procurado “boicotar o acto eleitoral do dia 20 de Abril.”

A lista ” Em defesa dos Emigrantes” encabeçada por Manuel Beja venceu as eleições na Suíça, para o Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) pela terceira vez consecutiva.

Da mesma lista foram também eleitos, Manuel Figueira, residente em Sion, ex-membro do CCP e a dirigente do “Rancho Rosas de Portugal”, São Belo.

A lista “ Em defesa dos Emigrantes”, lista C, registou a sua terceira vitória e em termos percentuais em relação às eleições de há cinco anos, subiu de 43 para 75 por cento dos votos registados na Suíça. Conseguiu, assim, manter os seus três conselheiros.

A lista A elegeu o quarto conselheiro.

Em todo o Mundo, votaram apenas 12 mil portugueses num universo de cinco milhões de pessoas.

Esta fraca participação, segundo Manuel Beja — “deve-se à não divulgação do acto eleitoral, por falta de visão e de interesse do actual Governo que, pelas suas atitudes e comportamentos mostra o que pensa sobre o CCP e sobre os portugueses residentes no estrangeiro”.

E adianta que —” o Governo revelou, uma vez mais, a sua incapacidade perante as comunidades de portugueses espalhadas pelos cinco continentes.”e que — “quatro dias antes das eleições, os membros do movimento “Em defesa dos Emigrantes, enviaram para Lisboa, um pedido de intervenção urgente junto da Comissão Nacional de Eleições, órgão responsável pelos actos eleitorais, em Portugal e nas comunidades, denunciando a falta de divulgação de um acto democrático da maior importância para os emigrantes”. Acusa o Conselheiro.

E termina o comunicado afirmando que —”Não se entende que o serviço público nacional se desleixe ao ponto de faltarem às suas obrigações e compromissos legais. Por isso os componentes da lista “em Defesa dos Emigrantes” acusam a Secretaria de Estado das Comunidades portuguesas de não saber cumprir com as suas responsabilidades e de terem procurado, com o silêncio, boicotar o acto eleitoral do dia 20 de Abril.”

© direitos reservados

Os vencedores

Lista dos membros eleitos para o Conselho das Comunidades Portuguesas pelo círculo eleitoral da Suíça,Itália,Grécia e Aústria. (lista A)

Manuel Beja,

natural de Alcobaça, residente em Zurique. Actual membro do Conselho Permanente do CCP, ex-secretário sindical UNIA, presidente da Assembleia Geral da A P de Zurique e da Casa do Benfica, em Lenzburg, é membro de várias organizações de apoio aos estrangeiros residentes na Suíça.

Manuel Figueira,

natural de Pias, Alentejo,residente em Sion. Diplomado em mecânica de precisão, actual vice-presidente do CCP, Europa, fundador da ATEPS, Sion, e da União das Associações Portuguesas do Cantão do Valais, Presidente da Assembleia Geral do núcleo Sportinguista de Sion, activista sindical e membro da direcção do sindicato cristão interprofissional do Valais, membro de várias comissões profissionais e de defesa dos emigrantes.

Maria Melo Galvão ( São Belo),

natural de São Martinho do Bispo-Coimbra, residente em La Chaux-de-Fonds. Especialista de relejoaria, presidente do Rancho Folclórico Rosas de Portugal, membro da direcção da Federação Portuguesa de Folclore e Etnografia na Suíça, membro da Comissão de trabalho para a integração dos estrangeiros para o Cantão de Neuchatêl,membro da Comissão Migrações-Femininas.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s