Eu, ainda não esqueci…

Posted: 25 Abril, 2008 in Liberdade, Opinião, Política, Portugal, Social
Tags: , , ,

 

Em Portugal há 34 anos, foi derrubada a ditadura do sucessor de António de Oliveira Salazar, Marcello Caetano,

Foi no dia 25 de Abril de 1974 que a “Revolução dos Cravos”, liderada por oficiais do Movimento das Forças Armadas, e que contou com apoio da população, pôs fim a uma ditadura de quase cinqüenta anos e também, à guerra colonial em África.

Com o 25 de Abril foi conquistada a Liberdade, que temos hoje para falar, escrever, intervir, reclamar e pensar…

Muitos hoje, já não se lembram (ou não querem lembrar) do povo que vivia com fome, miséria, falta de liberdade para pensar, expressar ou manifestar. A grande maioria da população era analfabeta e era esse o grande trunfo do Estado Novo. —”Quanto mais ignorantes e burros melhor”.

 Eu, ainda não esqueci os “bufos” da PIDE, que intimidavam e prendiam tudo e todos e muitas vezes, os prisioneiros eram deportados para o Tarrafal, o campo de concentração do Salazar, onde muitos morreram sem sequer serem julgados…

Seria bom que recordassem e ensinem aos vossos filhos, o que era o Estado Novo.  Salazar, a Igreja e o regime caminharam lado a lado. O regime orientava-se segundo os princípios da tradição: Deus, Pátria, Família, Autoridade, Hierarquia, Moralidade, Paz Social e Austeridade.

Essa orientação e a mistura Igreja/Poder, foram os principais causadores do atraso, da tirania, da prepotência da “classe” dominante, da fome, da falta de liberdade, da censura, do analfabetismo e da guerra colonial, onde ingloriamente, morreram milhares de jovens portugueses… para nada.

É isso, que não devemos esquecer…

Hoje, é certo, o povo não está a viver como desejaria, mas comparar o tempo da escravatura, da fome, do arbítrio, deportação, censura e opressão do ditador Salazar, com o tempo de hoje, é pura má-fé, ou ignorância do que foi realmente a mais tenebrosa, estúpida, retrógrada ditadura da Europa, marcada pela máxima “Estamos orgulhosamente sós”.

Viva o 25 de Abril, Viva a Democracia !

Manuel Araújo

 

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s