Gripe suína: Perigo global

Posted: 26 Abril, 2009 in À volta do mundo, emigração, Meio Ambiente, Parte Social

Os portugueses que se vacinaram contra a gripe estão parcialmente protegidos contra o vírus H1N1, disse hoje o virologista Jaime Nina, acrescentando que a gripe suína pode ser tratada com antíviricos já existente no mercado.

Entretanto a OMS convocou o comitê de emergência para analisar a gripe suína, cujo vírus poderá mutar-se e “ficar muito mais perigoso”, alertou a Organização Mundial de Saúde, que até terça-feira vai eventualmente rever o grau de alerta.

No Canadá, foram detectados quatro casos e nos Estados Unidos da América, a secretária da Segurança Nacional dos EUA, Jannet Napolitano, declarou o “estado de emergência de saúde pública” devido ao vírus proveniente do México, onde já vitimou dezenas de pessoas.

Aqui ao lado, em Espanha, o governo catalão informou que há seis casos suspeitos da doença da gripe suína. Todos os doentes são jovens que regressaram recentemente de viagens ao México.

ACTUALIZAÇÃO

Gripe suína: OMS sobe para cinco o nível de alerta, o segundo mais grave

A Organização Mundial de Saúde (OMS) subiu para cinco o nível de alerta pandémico, o segundo mais grave de uma escala de seis, para responder à ameaça da gripe suína, segundo informa a Direcção-Geral da Saúde (DGS).

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s