ALERTA – OMS declara estado de pandemia

Posted: 11 Junho, 2009 in Agentes de Comunicação
Tags: , ,

The image “https://i2.wp.com/i43.tinypic.com/fuq4qx.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

A Organização Mundial da Saúde declarou esta quinta-feira o estado de pandemia devido à gripe A, tendo subido o nível de alerta pandémico para o mais elevado (seis)

Segundo a DGS, que segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), nesta fase deverão ser usado equipamentos de protecção individual, os doentes e os seus contactos deverão ser isolados e deverão ser tomadas medidas relacionadas com a administração adequada de medicamentos antivirais e da vacina.

Em Portugal só foram confirmados ainda dois casos de Gripe A e o cenário de pandemia não é ainda levado a sério….

O que é uma Pandemia?

Uma pandemia (do grego παν [pan = tudo/ todo(s)] + δήμος [demos = povo]) é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada em uma grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o planeta

Fases de Pandemia

A Organização Mundial de Saúde (OMS) desenvolveu um plano de preparação de gripe global que define as fases de uma pandemia, esboços no papel da OMS, e faz recomendações para medidas nacionais antes e durante uma pandemia. As fases são:

Período de Interpandemia

  • Fase 1: Nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos.
  • Fase 2: Nenhum novo subtipo de vírus de gripe foi descoberto em humanos, mas uma doença, variante animal ameaça os humanos.

Períodos de alerta de Pandemia

  • Fase 3: Infecções(humana) com um subtipo novo mas nenhuma expansão de humano para humano.
  • Fase 4: Pequeno(s) foco(s) com transmissão de humano para humano com localização limitada.
  • Fase 5: Maior(es) foco(s) mas expansão de humano para humano ainda localizado.

Período de Pandemia

  • Fase 6: Pandemia: aumenta a transmissão contínua entre a população geral.

Algumas Pandemias na história

Já aconteceram várias pandemias significativas na história da humanidade, como a gripe e a tuberculose. Algumas epidemias foram tão intensas que quase chegaram a aniquilar cidades inteiras:

  • Praga de Antonine (165180) – possivelmente causada pela varíola trazida próximo ao Leste; matou um quarto dos infectados. Cinco milhões no total. Na plenitude de uma segunda pandemia (251266) 5.000 pessoas chegaram a ser mortas por dia em Roma.
  • Peste Negra (1300) – oitocentos anos depois do último aparecimento, a peste bubônica tinha voltado à Europa. Começando a contaminação na Ásia, a doença chegou à Europa mediterrânea e ocidental em 1348 (possivelmente de comerciantes fugindo de italianos lutando na Criméia), e matou vinte milhões de europeus em seis anos, um quarto da população total e até metade nas áreas urbanas menos afetadas.

Cólera

Ver artigo principal: Cólera

Gripe

Ver artigo principal: Gripe
  • Gripe espanhola (19181919) – identificada no começo de março de 1918 em tropas dos Estados Unidos que treinavam no Acampamento Funston, Kansas. Em outubro de 1918 tinha espalhado-se para se tornar uma pandemia mundial, atingindo todos os continentes. Extraordinariamente mortal e violenta, quase terminou tão depressa quanto começou, desaparecendo completamente dentro de 18 meses. Em seis meses, 25 milhões de pessoas estavam mortas (algumas estimativas que esse número seja duas vezes maior). Calculou-se que 17 milhões de pessoas morreram na Índia, 500.000 nos Estados Unidos e 200.000 no Reino Unido. O vírus foi reconstruído recentemente por cientistas do CDC que estudavam restos de cadáveres preservados pelo permafrost no Alaska. Eles identificaram isto como um tipo de vírus H1N1.
  • Gripe de Hong Kong (19681969) – o vírus H3N2 causou aproximadamente 34.000 mortes nos Estados Unidos. Este vírus foi descoberto em Hong Kong em 1968 e espalhou-se para os Estados Unidos naquele ano. Esse tipo de vírus ainda existe atualmente.

fonte: wikipédia

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s