Câmara Municipal de Monção pretende certificar a ‘Foda à Monção’

Posted: 30 Janeiro, 2010 in Animacao, É bom, Comunidade, Culinária

21 Janeiro 2010

minho – A Câmara Municipal de Monção está apostada em avançar com o processo de certificação da emblemática “Foda à Monção”. Trata-se do típico prato de cabrito local e que, para travar a adulteração, a autarquia quer ver certificado. Inclusive o nome.

“É a nossa história, o nosso património. A ‘Foda à Monção’, permita-me a expressão porque é mesmo assim, é nossa e tem de ser preservada”, apontou José Emílio Moreira, o autarca socialista. A certificação do prato foi a forma encontrada pela câmara, afirma, para “evitar que não haja uma delapidação” deste património gastro- nómico concelhio. A par da lampreia do rio Minho, o cabrito assado, popularmente conhecido pela expressão “Foda à Monção” e anunciado como tal nos restaurantes locais, é o grande ex-líbris gastronómico do concelho. “Porque o cabrito à nossa moda tem uma maneira muito própria de o fazer. Com a certificação vamos também exigir que quem o apresenta como prato terá um cabrito próprio das nossas terras, com determinado peso, e não os congelados que muitas vezes aparecem por aí”, atirou ainda.

José Emílio Moreira sublinha que, em tempos de “comida de plástico”, é importante preservar as velhas tradições e sabores da região, como este. Um prato que, diz, requer tempo, não só em termos de preparação mas também de confecção e da própria degustação. “É um esforço de certificação que queremos fazer e envolver os nossas restaurantes para todos, em conjunto, tratar bem a ‘Foda à moda de Monção’. Para que quem o come não se sinta defraudado e volte cá”, apontou.

in DN

Comentários
  1. Antonio Antunes diz:

    Uma Foda sempre é bom, e à moda de Monção é uma delícia.

  2. Le Tiago diz:

    E só depois da missa!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s