SCUT – Mais de trinta mil já pediram adesão ao sistema

Posted: 8 Setembro, 2010 in Portugal

Por, Nuno Miguel Silva e Marina Conceição e Lígia Simões

Na Via Verde, já 23 mil pessoas completaram o processo de pré-adesão aos novos identificadores.

São mais de trinta mil os automobilistas que já pediram a pré-adesão aos novos identificadores para pagar portagens nas SCUT, segundo informações prestadas por fonte oficial da Via Verde. Até ao fecho da edição, não foi possível obter elementos junto dos CTT, outra das instituições que disponibiliza este tipo de identificadores. Na Via Verde, 23 mil pessoas já completaram todo o ‘dossier’ de pré-adesão ao sistema. O preço ainda não é conhecido, mas segundo a mesma fonte “será inferior ao cobrado por um identificador da Via Verde”, actualmente de 30 euros. A Via Verde garante que nos próximos dias comunicará o preço final do equipamento.

O QUE É O DISPOSITIVO ELECTRÓNICO DE MATRÍCULA (DEM)?
É um dispositivo semelhante ao da Via Verde, fixado no pára-brisas frontal e que transmite um código de 13 dígitos de identificação (que não são os mesmos da matrícula) através de ondas electromagnéticas. O DEM é indissociável do veículo (em caso, por exemplo, de venda de usados), mas pode ser transportado pelo condutor no caso dos motociclos.

COMO VÃO SER COBRADAS AS PORTAGENS NAS SCUT SEM PORTAGEM MANUAL?
Vão ser cobradas pelo sistema electrónico, através do dispositivo electrónico de matrícula (DEM), semelhante ao da Via Verde já usado por cerca de dois milhões de condutores, através da própria Via Verde, através de um dispositivo temporário que implica o pré-pagamento e ainda através de pagamento posterior, ou seja, o condutor tem de pagar, no máximo cinco dias depois de passar na portagem.

CARROS NOVOS TÊM DE TER ‘CHIP’?
Não. Apesar da intenção inicial do Executivo de que os carros novos, vendidos a partir a 1 de Julho, teriam de incluir o ‘chip’ de matrícula. O DEM também já não será obrigatório para todos os veículos a circular em Portugal, como o diploma do Governo previa, o que significa que os carros novos, vendidos a partir de 1 de Julho, também não terão a obrigatoriedade de incluir o ‘chip’ de matrícula.

QUAL O PRAZO PARA ADQUIRIR O DEM?
Desde 21 de Junho que é possível efectuar uma pré-reserva destes dispositivos junto das lojas dos CTT e da Via Verde. Até à data a Via Verde já tem 23 mil processos totalmente concluídos, faltando apenas fazer o pagamento do dispositivo. No total, existem mais de 30 mil pré-reservas só junto da Via Verde. Sobre os dados recolhidos pelos CTT, foi impossível ao Diário Económico obter elementos.

QUANTO CUSTA O DEM?
Inicialmente o DEM seria gratuito até 15 de Dezembro de 2010. Os 25 euros exigidos pela reserva seriam convertidos em saldo para utilização nas novas auto-estradas. Entretanto, do projecto-lei aprovado na Assembleia da República foi retirado do texto final a gratuidade do aparelho nos primeiros seis meses. A Via Verde avançou ao Diário Económico que o preço do DEM será inferior ao do seu dispositivo (30 euros) e, segundo avançou o “Correio da Manhã” no final de Agosto, os identificadores electrónicos vão custar 23 euros.

COMO PODE FAZER O PEDIDO?
Através dos ‘sites’ ou dos postos dos CTT e Via Verde. A partir daí terão de aderir a um dos sistemas de pagamento disponíveis (automático ou pré-pago com ou sem identificação). Para continuar o processo de pedido de reserva terá de apresentar os seguintes documentos: livrete e registo de propriedade ou documento único do veículo, documento de identificação do proprietário. A partir daí, o distribuidor autorizado dos DEM comunicará ao proprietário do veículo a data de levantamento do sistema.

ONDE POSSO PROCURAR MAIS INFORMAÇÃO?
Nos ‘sites’ dos CTT (www.ctt.pt) e da Via Verde (ww.viaverde.pt).

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s