Tempestade solar – Apagão mundial, poderá destruir todos os sistemas eléctricos do planeta

Posted: 10 Setembro, 2010 in Ambientais, Ambiente, À volta do mundo, Portugal, Sociedade, Tecnologia

Uma tempestade solar, está a preocupar os cientistas da NASA que acreditam poder vir a provocar sérios problemas em todo o mundo. Esta tempestade é sem duvidada inevitável, segundo dizem os cientistas.

Uma tempestade solar, é porventura um acontecimento banal na história de vida da terra, os cientistas tem vindo a filmar e fotografar estes fenómenos naturais. Uns com mais intensidade, outros com menos. As últimas tempestades que ocorreram com o mesmo grau de intensidade foram registadas em 1859 e 1921. A consequência desta ultima tempestade solar, foi a total incapacidade de operar sistemas telegráficos.

Erupções solares, são explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético. Estas explosões enviam grandes quantidades radiação para o espaço, e consequentemente para os planetas do nosso sistema solar.

Esta radiação pode ser transmitida como partículas (plasma), ou radiação electromagnética (luz). O Sol liberta porções de energia electromagnética, quando enormes quantidades de energia ficam retidas em campos magnéticos, acima das manchas solares. A explosão produz um forte pulso de radiação que abrange espectro electromagnético, desde as ondas rádio, raios X até aos raios gama.

Actualmente um acontecimento com esta magnitude poderá destruir todos os sistemas eléctricos do planeta, provocando o caos por todo o lado. Sem transporte, telecomunicações, energia eléctrica, satélites, etc…. As consequências de um apagão mundial podem-se reflectir na economia, parando praticamente todas a empresas e afundando ainda mais os países na actual crise.

Segundo os cientistas, à uma grande probabilidade de que a próxima tempestade solar seja uma das maiores, registadas nos últimos 400 anos.

Uns acreditam que 2012 é a data mística mais provável para ocorrer tal “apocalipse”, outros acham que 2013 é a data mais lógica. A verdade é que a NASA já anda a anunciar a tempestade solar desde 2006, pelo que deve estar para breve.

in tecnologiasdeultimogrito.com

Comentários
  1. Maria Sousa diz:

    Havia antigamente,,,,,,,

    Mas, em 1921, o hábito era o de colocar um ponposo “H” antes do A, quando se escreviam frases como “Há anos uma Houve Uma tempestade solar” ou “Houve água na lua Há 3000 milhões de anos” ou ainda “Há uma grande probabilidade de que o aristocrata “H” venha a cair em desuso, como consequência da democratização cultural”.
    Esta última é verdadeira.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s