Fukushima aqui tão perto…

Posted: 22 Março, 2011 in Acidente, Ambiente, Animais, Apple, Atentado, Ciência, Consumidor, Escandalo

Portugal poderá enfrentar consequências desastrosas, com contaminação radioactiva da parte portuguesa, caso se registe um acidente na velha e já ultrapassada central nuclear espanhola de Almaraz, que fica a pouco mais de 100 quilómetros da fronteira.

É um cenário preocupante para Portugal em caso de acidente, pois a radioactividade na atmosfera poderá ser trazida até ao território português pelos ventos e através da água do Tejo.

A central nuclear de Almaraz funciona desde os anos 1980 e já ultrapassou a sua vida útil, que a nível internacional é estipulada para as centrais nucleares em cerca de 25 anos. Quanto mais tempo passar, maiores são os riscos de um possível acidente, e de acordo com a Greenpeace-Espanha, esta central acarreta grandes riscos para a região e também para Portugal.

Não podemos esquecer os efeitos que o acidente de Chernobyl teve em milhões de pessoas na Europa. Centenas de milhares, morreram já, devido a problemas causados pela radiação. Foi devastador. Estima-se que mais de 7 milhões de pessoas hoje, estejam gravemente doentes com cancros, deformações físicas e outros problemas, devido à radiação nuclear. Cerca de 4 milhões, são crianças.

Ainda segundo o Greenpeace-Espanha, é frequente a ocorrência de problemas na Central de Almaraz, o que tem levado desde há vários anos, diferentes organizações a pedir o seu encerramento.

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s