Jornal “Público” não vai adoptar o Acordo Ortográfico

Posted: 10 Junho, 2011 in Portugal

A generalidade dos jornais portugueses adoptará o novo Acordo Ortográfico a partir do próximo ano, com o “Público” a permanecer inalterável na decisão de não aderir ao novo modelo.
“Sol”, “DN”, “JN”, “i” e “A Bola” são títulos que adoptarão o novo acordo durante 2011. Actualmente, o semanário Expresso e o desportivo Record são os jornais cujos textos já seguem o novo Acordo Ortográfico, que encontra-se também já em vigor no mundo dos media na agência Lusa e na revista “Visão”, por exemplo.

O semanário “Sol” aplicará o acordo aquando do quinto aniversário, na edição de 16 de setembro, disse fonte da direcção. Já o desportivo “A Bola”, garantiu o director Vítor Serpa, aplicará o acordo quando se iniciar o ano lectivo, em outubro, período que será também o da aplicação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no sistema educativo.

Menos concretas são as metas de outros títulos. No caso do “DN” “não há decisão tomada” para a adopção do acordo, garantindo o director João Marcelino que o jornal “vai utilizar a data limite” e o processo de transição até à passagem para os documentos oficiais.

No “JN”, por seu turno, “estão a ser dar passos” para a introdução em 2011, embora o director José Leite Pereira não avance ainda com uma meta. O desportivo “O Jogo”, do mesmo grupo (Controlinveste), não tem também um prazo concreto para começar a escrever com o novo Acordo Ortográfico.

“Algures durante 2011″ é a projecção que Manuel Queiroz, director do “i”, faz para a aplicação do acordo no diário do grupo Lena.

Posição levada ao “limite”

Caso diferente é o do “Público”, que desde um editorial de dezembro de 2009 declarou que não iria colocar em prática o Acordo Ortográfico, contestando as alegadas vantagens de uma norma global para o português escrito.

Contactada pela Lusa, a directora Bárbara Reis reiterou a posição do jornal asseverando que o “Público” levará “até ao limite” a sua posição.

O “Correio da Manhã”, da Cofina, começou a adopção ao novo acordo em 2009, e a ideia, explicou fonte oficial da Cofina, é “aderir paulatinamente” ao Acordo Ortográfico.

Nos económicos, o “Jornal de Negócios” (Cofina) não tem ainda uma decisão formada, sendo este um assunto “em agenda”. No entanto, explicou o director adjunto João Cândido da Silva, o título deverá aderir “provavelmente algures em 2011″ ao acordo.

Processo discutido na redacção

O “Diário Económico”, por sua vez, anunciou no começo do ano que iria adoptar o acordo ortográfico em 2010, com o director António Costa a considerar então que o processo devia ser “discutido com a redacção”.

O responsável do jornal detido pela Ongoing, contactado pela Lusa, remeteu detalhes sobre a entrada do acordo ortográfico no jornal para mais tarde.

No que refere às televisões, a aplicação do Acordo Ortográfico está dependente de um entendimento comum entre os operadores, o que até ao momento ainda não se verificou.

Fonte:

http://aeiou.expresso.pt/publico-recusa-adotar-acordo-ortografico-em-2011=f623501

Mesmo na noite mais triste

em tempo de servidão

há sempre alguém que resiste

há sempre alguém que diz não.

Comentários
  1. mpn diz:

    olhe lá, lá em cima lê-se “O AUTOR DESTE BLOG NÃO ESCREVE SEGUNDO O INÚTIL ‘ACORDO ORTOGRÁFICO’ “. Pode-se saber porque é que este texto tem tantos erros então?

  2. pOR ISSO É QUE EU EXPRESSO NEM ON-LINE… E OS OUTROS IRÃO PELO MESMO CAMINHO… O MEU JORNAL É O público…

  3. araujo diz:

    Saiba Vossa Excelência de que o texto não é da minha autoria… é notório que é um texto transcrito.
    Saudações

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s